Água invadiu estradas e pontes que cortam o município; famílias estão sendo levadas para uma escola e o prefeito disse que 'a situação é preocupante'. Nível pode se elevar a mais de 10 metros até as 14:00 horas, segundo o Serviço Geológico do Brasil.
Moradores de Santo Hipólito-MG, na Região Central de Minas, estão ilhados por conta da cheia no Rio das Velhas. O último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, na manhã desta Quarta-feira (200129), aponta que o nível do rio subiu 9,96 metros e pode se elevar a mais de 10 metros até as 14:00 horas.
A água já invadiu casas, pousadas e a MG-220, que liga Santo Hipólito a Corinto-MG está interditada. O prefeito Gilson Aranha (MDB) afirmou que a situação é preocupante e as famílias começaram a ser retiradas das áreas de alagamento na tarde de Terça-feira, e estão sendo levadas para uma escola municipal. O município tem pouco mais de três mil habitantes e o número de desalojados ainda não foi divulgado.
Não há feridos.
Ele esclareceu que um caminho alternativo para sair da cidade seria passando pelo Distrito da Glória, mas a estrada está intransitável e uma ponte sobre o Rio das Velhas está alagada.
“A população está ilhada e estamos muito preocupados. Se alguma pessoa passar mal e precisar de atendimento em outras cidades não temos como transportá-la”
Disse o prefeito.
Em entrevista ao G1, a secretaria de saúde Michelly Pereira dos Santos Barcelo informou que seis moradores precisam ser transportados três vezes na semana para fazer hemodiálise em Curvelo-MG. Esses pacientes já foram deixados na cidade na tarde de Terça-feira por precaução.
“Quando ficamos sabendo que o nível do rio iria subir já providenciamos para eles ficarem em Curvelo. Quatro pacientes estão na casa de parentes e dois estão em uma pousada paga pela prefeitura”.
Segundo a secretaria, 22 pacientes que seriam levados para Belo Horizonte-MG, Sete Lagoas-MG e Curvelo na manhã desta Quarta-feira ficaram sem atendimento. Eles estavam com consultas com especialistas agendadas, exames de alto custo e cirurgias eletivas.
“Temos pacientes que estavam aguardando há um ano para um exame e perderam porque não temos como transportá-los"
Lamenta.
Cheia histórica
O maior volume de água que chega no Rio das Velhas vem do Rio Paraúna, em Presidente Juscelino-MG, onde o nível da água subiu sete metros e 90 famílias ficaram desalojadas.
A última cheia nessa mesma proporção foi registrada em 1979.
O prefeito de Santo Hipólito disse que o município decretou estado de emergência e representantes da administração estão em Belo Horizonte desde a tarde de Terça-feira.
“Eles estão participando de reuniões com o Governo em busca de orientação e informações sobre recursos. Esperamos um apoio do Governo”.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável