A maior cachoeira da região Noroeste está morrendo.
A Cachoeira do Jiboia está em risco de não mais existir.
A cidade de Unaí-MG e região conta com vários pontos turísticos, como cachoeiras e grutas, que foram de encher os olhos, mas, recentemente a preocupação de muitos unaienses que visitam a Cachoeira do Jiboia é intensa com relação a degradação e seca do Ribeirão do Jiboia.
Cachoeira do Jiboia
A Cachoeira do Ribeirão do Jiboia que está localizada a cerca de 80 quilômetros de Unaí. A cachoeira é formada pelo Ribeirão Jiboia e possui aproximadamente 140 metros de queda livre. Sempre foi local de atração e pique-niques, banhos e diversão da população local e turistas de todo o Brasil.
Atualmente quem visita este local se decepciona pelo que vê. Um barranco alto com um volume extremamente pequeno relativamente ao de antes. um Ribeiro formado de pedras, seixos e poucas poças de água enlodada que nem serve mais para se banhar, pescar, etc.
Há uma emergente necessidade da população se mobilizar, e fazer algo de útil, principalmente aos que vive às margens e no local da nascente deste ribeirão; cuidar mais do meio ambiente, da natureza, zelar e preservar as matas ciliares para que essa rica beleza não venha a desaparecer do município.
Nosso Planeta está secando, os rios do município também, isso de forma acelerada e assustadora vem acontecendo também com o Rio Preto, Rio São Marcos, e com os Ribeirão Canabrava, Rio Roncador, Ribeirão Soberbo, Ribeirão do Carmo, Ribeirão Aldeia e Córrego Santa Rita e Córrego do Areia, entre tantos outros que vão secando exibindo o leito cheio de pedras e sem água; logo sem peixes e outros sobreviventes de suas margens.
Unaienses acordem! Pessoal do Meio Ambiente acordem para a triste realidade e vamos unir e fazer de tudo para que não percamos essas riquezas da natureza, em nosso município.
A Situação é triste de se ver e precisamos lutar para não deixar morrer nossos rios, ribeirões, córregos e lagos.
Rio Preto também diminui gradativamente suas águas! |
UNAIENSES - Jisohde - 170509.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável