Museu Regional do Norte de Minas oferece programação cultural gratuita com exposições e palestras; campanha incentiva visita ao museu e a valorização da história, diz pesquisadora.
Começa nesta Quarta-feira (170517), no Museu Regional do Norte de Minas, uma programação cultural em comemoração a "15ª Semana Nacional de Museus".
Além da visitação ao espaço, os frequentadores terão acesso a cinco exposições temporárias e três palestras. Haverá, ainda, ação educativa em escolas sobre a cultura local. As salas permanentes, com exposições de fotos, mobiliários, animais empalhados e armas antigas, também estarão abertas para o público. A programação vai até Domingo (170321) com entrada gratuita a comunidade.
O Museu Regional do Norte de Minas tem dois anos de instalação e coleciona peças líticas - da Arqueologia -, cerâmicas e utensílios do início do século XX que contam a história da região. A expectativa dos organizadores é de que mais pessoas conheçam e frequentem o espaço de riqueza histórica e cultural, conforme explica a pesquisadora Karine Rodrigues Dias.
“Os museus não são estáticos e estão sempre em movimento com a missão e o valor de contar novas histórias; as pessoas que têm este hábito – de frequentar museus - ganham em conhecimento. A memória e a lembrança de acontecimentos históricos valorizam a cultura por meio da preservação. Só se preserva aquilo que se conhece. É comum as pessoas dizerem ‘eu já vi isto e não sabia que tinha essa importância para a história'”
Ressalta a pesquisadora.
As palestras acontecem sempre às 19:00 horas e os interessados em receber certificados devem contribuir com R$ 10,00; o documento será entregue posteriormente ao evento. Um dos palestrantes é o vice-reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, doutor em Filosofia.
Na Sexta-feira (170519), ele ministra a palestra "As Histórias que nossos Museus estão Contando".
Para Alvimar, o evento é importante porque incentiva a preservação da memória e a compreensão de que nossa existência vai além de uma constituição biológica: a de nascer, desenvolver e morrer.
“O que é o ser humano
sem as suas histórias?
Sem as experiências vividas
no decorrer da sua existência?
O ser humano deve ir além
do seu ciclo natural e biológico.
Por ser constituído de sentidos,
o ser humano deve dar sentido
à sua existência por meio
de suas experiências”
Incentiva.
O Museu Regional do Norte de Minas é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros-MG e, segundo a assessoria da Universidade, a promoção em nível nacional é do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, Sociedade Brasileira de Museus - SBM e Ministério da Cultura - Minc, com eventos simultâneos em todos os Estados.
O tema desenvolvido em 2017 é "Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus".
Confira a programação completa no site.
O Museu Regional do Norte de Minas fica na Rua Coronel Celestino, 75, Centro. O horário de atendimento é das 8:00 horas às 17:30 horas | Telefone: (38) 3229-8590.
Exposições
“Conhecimento Para a Vida”
Obras e títulos lançados pela Editora Unimontes
“Uma Cor, Uma Época, Uma Causa”
Telas e fotografias (trabalhos coletivos)
“Das Telas de Algodão às Telas Virtuais”
Telas do autor Hélio Brantes
“Caminhos”
Telas do autor Hélio Aguilar
"Sacro & Santo"
Vestimentas utilizadas pela Igreja Católica
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável